quarta-feira, 6 de julho de 2016

Poltergeist, 2015 (Poltergeist – O Fenômeno)




Sinopse

Plot do filme: Uma família é visitada por fantasmas em sua casa. Quando eles tem a filha sequestrada pelas entidades, eles vão se unir e buscar ajuda para resgatá-la. Sinopse oficial: A família Bowen acaba de se mudar para uma nova casa. O pai, a mãe e os dois filhos parecem se adaptar bem ao novo lar, até começarem a perceber estranhas manifestações em casa, atingindo principalmente a filha pequena. Um dia, ela é sequestrada pelas forças malignas, fazendo com que os pais procurem a ajuda em especialistas no assunto, para recuperar a criança antes que seja tarde demais.




Minha opinião

"Vivemos atualmente, num mundo saturado de tecnologias... não sei se este é o mote para uma nova abordagem deste remake, ou a razão do seu fracasso."

Fiquei muito empolgado e esperançoso quando soube do anúncio de um remake de Poltergeist, em 2014. Pois sempre achei que tudo que faltava pra tornar-se um blockbuster memorável, era uma nova roupagem com os efeitos especiais disponíveis na atualidade. Que grande decepção, a começar pelo plot: situar a nova versão nos dias atuais, não na década de 80. Tentaram mostrar o quanto as pessoas vivem presas, imersas e dependentes da tecnologia nos dias atuais, mas misturaram com uma série de referências à produção original, algo incoerente ao meu ver. Se tivessem partido da premissa de envolver tecnologia com os fenômenos sobrenaturais, a própria história seria totalmente diferente do original. O que não foi realmente, pois só modificaram do original, o que não deveriam ter modificado. Não tenho do que me queixar das atuações, foram satisfatórias, medianas. Mas... o drama do pai de famílai desempregado, só era bem justificado na época da crise financeira que assolava os EUA no começo da década de 80, não nos dias atuais. Outro ponto negativo na nova versão: mudar a natureza dos personagens coadjuvantes, que teriam grande importância na conclusão. A medium, não está lá. Mas sim, um charlatão experiente com fenômenos verdadeiros, que ganhou fama com um reality show fantasioso. Só mesmo no final do filme, que ele nos desperta uma certa simpatia. Mas pra mim, o maior fiasco no final, comparando o ao original, foi ver como entregaram toda história nos 30 primeiros minutos do filme, de forma aceleradíssima e sem impacto algum para quem não conhecia a trama original. Parecia da metade em dia, mais um filme de ação do que terror, não havia sustos, muito menos suspense. Apesar de tenso (sim, pois todo filme torna-se tenso quando nos identificamos com o drama de um dos personagens, até mesmo em filmes de drama, aventura ou comédia), não senti medo algum em nenhum momento, nem fui surpreendido. Clichês jogados na tela desesperadamente, e sem necessidade alguma. Uma batida na porta, me assusta muito mais do que um castelo de cartas feito repentinamente, e que se desfaz no ar imediatamente. No começo do filme, fiquei um pouco incomodado e apreensivo com o guarda roupa, mas até a metade do filme, já estava nem aí, parecia que eu sabia tudo que ocorreria por lá, sem mesmo ter ouvido o excesso de explicações que veio no decorrer do filme, todas desnecessárias. Senti uma pontinha de nervosismo com o cara da furadeira na parede, mas como no filme inteiro, conseguiram cortar cada situação que gerasse pânico antes de atingir o auge. Poucos remakes pra mim são satisfatórios, e mais raros ainda, os que considero surpreendentes. Este, mão é um nem outro: é só mais um remake decepcionante que pode agradar alguns fãs do gênero, principalmente os mais novos, mas eu não. Como achei muuuito fraco, nem sequer fiz uma resenha em vídeo detalhada. Preferi contar os (péssimos) detalhes, por escrito aqui mesmo.

Gostei: Das ótimas referências ao original (às vezes em excesso), da incursão da tecnologia moderna dentro da trama de forma inteligente, do roteiro coerente.

Não gostei:
Do contexto em que a família foi apresentada. Talvez, seria melhor mesmo se fosse ambientado na mesma época que o original.


Videoresenha





Trailer Legendado





Acesse Terror Completo, e assista o filme online, faça download de torrents e legendas, e muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário