domingo, 3 de julho de 2016

The Witch, 2015 (A bruxa)








Sinopse:

Nova Inglaterra, década de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando á beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido dela desaparece e colheita falha, a família se transforma em outra. Por trás de seus piores medos, um mal sobrenatural se esconde no bosque ao lado.”

Situado na Nova Inglaterra, no ano 1630, a história é narrada pela jovem Thomasin (Anya Taylor-Joy). Depois que sua família se muda para uma nova casa na floresta, coisas estranhas começam a acontecer: animais tornam-se malévolos, a plantação morre e uma criança desaparece inexplicavelmente. Desconfiados, os membros da família acusam a adolescente de praticar feitiçaria.









Minha Opinião:


Eu poderia repetir tudo aquilo que me cansei de ler numa série de resenhas pela web, mas nada acrescentaria. Têm várias críticas por aí que simpatizo integralmente, mas vou pontuar tudo aquilo que acho relevante informar os fãs do site:
A bruxa não é um filme de terror genuíno, mas um filme de suspense com situações tensas. Grande parte das críticas na web vem disso, do filme vender-se na mídia como uma obra de horror, o que não nos oferece na tela.
O filme é visualmente bem feito, fotografia e cenários bem cuidados, ambientação incrível e um ótimo programa pra se ver no cinema ou em uma projeção dedicada (em casa, num datashow ou projetor, numa versão em alta qualidade).
Os personagens são bem definidos, imaginados, delineados e interpretados, não ví ninguém que não tivesse porquê estar ali. Mas muitas situações e fatos, eram dispensáveis, como relação incestuosa, e sexualização de alguns personagens.
o filme, ao meu ver, é uma produção única, não pode ser rotulado num estilo, gênero ou contexto apenas. Mas volto a dizer, promete algo que não nos oferece. Foi aclamado por críticos como obra de arte, mas repudiado e desprezado como obra de horror cinematográfico.
É interessante, tem um clima sombrio e sinistro, uma trama bem elaborada, mas um roteiro que não empolga, nem prende a atenção de “pessoas comuns que vão ao cinema levar uns sustos e dar uns pulos na poltrona”.

Todo mundo se agride uns aos outros nos comentários de sites, dizendo que o filme é muito bom somente porque não apresenta os clichês esperados. SINTO MUITO, MAS QUEM GOSTA DE CINEMA DE HORROR, ESPERA TAMBÉM UMA SÉRIE DE CLICHÊS NECESSÁRIOS PRA SE ROTULAR COMO CINEMA DE HORROR UMA PRODUÇÃO. Pode ser apreciado sob vários aspectos e dizerem por aí que “valeu à pena ir ao cinema ver”, aqueles que apreciam a sétima arte como um todo, como eu também faço. Mas não, como um fã de cinema de horror faz.

“… filmes feitos para quem entende de cinema e aprecia um bom filme…” como lí num comentário de site. DESCULPE, AMIGO. MAS FILMES PRA QUEM ENTENDE DE CINEMA, NÃO DÃO DINHEIRO, NÃO SE VENDEM BEM, NEM SÃO MEMORÁVEIS. E ESTÚDIOS, PRODUZEM FILMES BASEANDO-SE EXCLUSIVAMENTE NA ARRECADAÇÃO DE BILHETERIA, NÃO SE É “OBRA DE ARTE” OU NÃO. É necessário um equilíbrio nisto, pois já vi também muito filme de horror com hype altíssimo, produção caríssima, muita emoção, mas como obra de arte ao todo, uma porcaria.

A sensação pra uma pessoa que entra no cinema pronta pra viver a emoção de um filme tenso e assustador de terror, é de que foi enganado e perdeu seu tempo. Tudo vai do seu preparo psicológico na hora de assistir, e das críticas prévias a que teve acesso.



Gostei: Do visual frio e das situações tensas. Da construção dos personagens ao logo do filme. Da conclusão, que me fez rever a avaliação final dando mais um pontinho, pois entregou aquilo que eu já construía na minha cabeça desde o início, mas o roteiro preguiçoso e bocejante quase me fez ir pro whatsapp no meio do filme.

Não gostei: Da expectativa gerada em algumas cenas, onde espera-se “algo acontecer”, e nada nos é entregue na hora certa. Isso torna-se cansativo e frustrante. Da segunda terça parte do filme, que cheguei a bocejar, pois nada era acrescentado à trama. Voltei a ficar empolgado após os 60 minutos de projeção. E da falta de explicações no início, pra família ter sido julgada e expulsa da comunidade, sem nos explicar os fatos ocorridos anteriormente que ocasionaram isto.




Trailer legendado:


Acesse Terror Completo, e assista o filme online, faça download de torrents e legendas, e muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário